1/37
Looks like no tags are added yet.
Name | Mastery | Learn | Test | Matching | Spaced |
---|
No study sessions yet.
Cor pulmonalle é sinal de hipertensão pulmonar associada a dilatação ventricular direita? (V/F)
Verdadeiro
Uma insuficiência circulatória periférica de origem distributiva pode ocorrer por anemia por hemorragia e desidratação? (V/F)
Falso
Na estenose aórtica ouve-se um sopro sistólico áspero, mais audível acima da base do coração no lado esquerdo e posteriormente, acompanhado de frémito? (V/F)
Verdadeiro
A insuficiência da válvula aórtica é o defeito valvular adquirido mais comum em equinos e observa-se um sopro holodiastólico alto, quase sempre acompanhado de frémito causado pelo refluxo de sangue vindo da aorta para o ventrículo esquerdo durante a diástole? (V/F)
Falso
Estenose e insuficiência da válvula pulmonar são raras em grandes animais e os sinais clínicos são semelhantes aos das lesões na válvula aórtica, excepto pelo facto de não haver anormalidades de pulso? (V/F)
Falso
Na insuficiência cardíaca aguda há perda súbita de consciência, queda com ou sem convulsões, palidez acentuada das mucosas e morte ou recuperação completa do episódio? (V/F)
Verdadeiro
A insuficiência cardíaca periférica pode ser devida a acumulação de sangue nos vasos esplâncnicos? (V/F)
Verdadeiro
Tetralogia de Fallot consiste num defeito no septo ventricular, estenose pulmonar e persistência do 4º arco aórtico? (V/F)
Falso, é a dextroposição da aorta e hipertrofia do ventrículo direito.
Causas de edema por aumento da pressão hidrostática são insuficiência cardíaca congestiva, hipertensão portal devida à fibrose hepática e compressão das veias mamárias em éguas prenhas. (V/F)
Verdadeiro
A doença das válvulas cardíacas interfere no fluxo sanguíneo normal através dos orifícios cardíacos, causando sopros e, nos casos mais graves, insuficiência cardíaca congestiva. Escolhe a opção certa:
A insuficiência da válvula aórtica é o defeito valvular mais comum em equinos, origina um sopro holossistólico alto, acompanhado de um frémito causado pelo refluxo de sangue vindo da aorta para o ventrículo esquerdo durante a diástole.
Na estenose aórtica verifica-se um sopro sistólico, mais audível acima da base do coração do lado esquerdo e posteriormente.
Os sintomas clínicos da estenose e insuficiência da valva pulmonar são semelhantes àqueles causados por lesões da valva aórtica, exceto por não ocorrerem alterações do pulso.
todas as opções estão corretas.
nenhuma das opções está correta.
Alínea 4 - Todas as opções estão corretas.
A tetralogia de Fallot é quase sempre um defeito fetal em animais pecuários que consiste num defeito do septo ventricular, estenose pulmonar e dextraposição da aorta e hipertrofia ventricular direita secundária? (V/F)
Verdadeiro, é um defeito congênito que afeta a estrutura do coração.
Na insuficiência cardíaca aguda ocorre quando a doença cardíaca, por qualquer causa, torna-se suficientemente acentuada, ao ponto de sobrecarregar os mecanismos compensatórios do sistema cardiovascular? (V/F)
Verdadeiro, é uma condição em que o coração não consegue bombear sangue de forma eficaz, levando a sintomas graves e necessidade de intervenção imediata.
Na insuficiência circulatória periférica pode verificar-se quando o débito cardíaco está diminuído, devido a um retorno deficiente ou a uma hemorragia? (V/F)
Verdadeiro, ocorre quando o fluxo sanguíneo é inadequado para atender às necessidades dos tecidos.
A insuficiência cardíaca ocorre quando a doença cardíaca, por qualquer causa, torna-se suficientemente acentuada ao ponto de sobrecarregar os mecanismos compensatórios do sistema cardiovascular? (V/F)
Verdadeiro
A insuficiência cardiaca direita manifesta-se por ascite, edema do tecido subcutâneo, congestão hepática, distensão da jugular, pulso jugular positivo, pulsos arteriais fracos? (V/F)
Verdadeiro, é caracterizada pela incapacidade do ventrículo direito em bombear sangue de forma eficaz, resultando em acúmulo de fluidos e sintomas relacionados.
Numa ICA do cavalo, os níveis séricos das enzimas CK, ALT e LDH estão elevadas? (V/F)
Falso, AST.
Uma ICC pode ter como causas, doenças vasculares como endocardite, defeitos vasculares congénitos, rotura valvular ou das cordas tendinosas? (V/F)
Verdadeiro, essas condições podem sobrecarregar o coração e levar à insuficiência cardíaca.
Pode ocorrer insuficiência circulatória periférica sempre que ocorra lesão por queimadura grave, choque cirúrgico após uma cirurgia ou traumatismo extenso, prolapso uterino, ou da bexiga, redução muito rápida da pressão numa cavidade corporal, também se verifica quando existe dor grave como cólica? (V/F)
Verdadeiro, essas condições podem comprometer a perfusão sanguínea adequada aos tecidos, resultando em insuficiência circulatória.
Doenças cardíacas congénitas no cavalo são anomalias da estrutura e da função cardíaca, presentes ao nascimento. As causas propostas incluem infeções virais maternas, uso de fármacos, exposição a toxinas, deficiências nutricionais no início da gestação e por hereditariedade? (V/F)
Verdadeiro, essas condições podem afetar o desenvolvimento normal do coração do feto.
Defeitos no septo ventricular são geralmente defeitos sub-aórticos, que ocorrem na parte superior do septo na sua porção membranosa. Na ausência de outros defeitos, resultam no desvio do sangue do ventrículo esquerdo para o ventrículo direito? (V/F)
Verdadeiro, essa condição pode levar a um aumento do fluxo sanguíneo pulmonar e sobrecarga do ventrículo direito.
A persistência do ducto arterioso é um defeito que resulta de um fecho incompleto do canal atrial após o nascimento e, provavelmente, é o 2º defeito mais comum em equinos, depois do defeito do septo ventricular. Na persistência do ducto arterioso, uma correção cirúrgica é normalmente viável? (V/F)
Verdadeiro, a correção cirúrgica é frequentemente realizada para restaurar a circulação normal.
Sob pressão baixa, o sangue flui do átrio esquerdo para o direito, através do defeito do septo atrial e o sopro resulta do aumento de volume sanguíneo que é ejetado pela válvula pulmonar. O sopro é geralmente holossistólico, crescendo-decrescendo de ejeção, sendo melhor ouvido na base esquerda do coração? (V/F)
Verdadeiro, essa condição pode causar um fluxo sanguíneo anômalo entre os átrios e sobrecarregar a circulação pulmonar.
A insuficiência da válvula atrioventricular direita é mais comum em bovinos que em equinos, tendo como alguns sinais clínicos, intolerância ao exercício, perda de peso, febre intermitente e fraqueza e pulso venoso positivo da jugular durante a sístole ventricular? (V/F)
Verdadeiro, essa condição pode levar a congestão venosa e sinais clínicos significativos relacionados ao funcionamento cardíaco.
O único fator predisponente necessário para o desenvolvimento de uma endocardite bacteriana aguda é a infeção com um microrganismo que tenha tropismo para o endotélio da válvula cardíaca? (V/F)
Verdadeiro, a presença de microrganismos específicos pode levar à formação de vegetações nas válvulas cardíacas.
A doença pericárdica causa disfunção cardíaca diastólica com alterações mínimas na função sistólica. A elevação da pressão intrapericárdica, diminui o enchimento cardíaco diastólico, resultando numa redução da pré-carga para uma determinada pressão venosa de enchimento? (V/F)
Verdadeiro, essa condição pode levar a um comprometimento do fluxo sanguíneo e à insuficiência cardíaca.
O derrame pericárdico e a pericardite constritiva são as duas principais consequências patológicas da pericardite? (V/F)
Verdadeiro, ambas as condições podem resultar de processos inflamatórios e levar a complicações significativas no funcionamento cardíaco.
A miocardite pode ocorrer depois de uma bacteriemia, septicémia, pericardite, ou endocardite? (V/F)
Verdadeiro, a miocardite pode ser desencadeada por infecções sistêmicas que afetam o coração.
A cardiomiopatia é uma doença subaguda ou crónica do miocárdio ventricular, que ocorre na ausência de doença valvular, malformações congénitas do coração ou dos vasos, ou de doença pulmonar? (V/F)
Verdadeiro, a cardiomiopatia é caracterizada por alterações na estrutura e função do miocárdio, levando a disfunção cardíaca.
O que caracteriza em termos de sinais clínicos, uma insuficiência cardíaca esquerda?
Manifesta-se mais frequentemente como edema pulmonar e sinais de comprometimento pulmonar (tosse e dispneia).
Indique 2 arritmias mais frequentes em cavalos adultos:
Bloqueio cardíaco de 1º grau; bloqueio cardíaco de 2º grau; bloqueio sinoatrial; Extra-sístoles ventriculares; extra-sístoles auriculares; Fibrilhação atrial; Arritmia em repouso que desaparece com o exercício, sem significado clínico….
Numa miocardite aguda num cavalo adulto, como se encontra a actividade sérica da CK, AST e LDH:
Animais com miocardite aguda apresentam CK, ASR e LDH aumentadas.
Indica 2 causas de insuficiência circulatória periférica num cavalo:
Insuficiência hipovolémica: anemia hemorrágica, desidratação; Insuficiência distributiva; Choque vasogénio não tóxico (hipocalcémia); choque tóxico ou séptico.
5. Uma pericardite constritiva origina uma disfunção diastólica ou sistólica? Porque?
A doença pericárdica causa disfunção diastólica com alterações mínimas na função sistólica. A elevação da pressão intrapericárdica diminui o enchimento cardíaco diastólico, resultando numa redução da pré-carga para uma determinada pressão venosa de enchimento.
Com o resultado da redução na pré-carga, ocorre um decréscimo no débito cardíaco se não ocorrerem alterações compensatórias na FC, contratilidade cardíaca e resistência vascular.
Na insuficiência cardíaca aguda, pode ocorrer perda súbita da consciência ou movimentos não coordenados esporádicos dos membros, palidez acentuada das mucosas e dispneia, mas o pulso deverá ser sempre normal em termos de frequência e qualidade? (V/F)
Falso
Na insuficiência circulatória periférica, pode verificar-se quando o débito cardíaco está reduzido, devido a um retorno deficiente ou a uma hemorragia? (V/F)
Verdadeiro
A CID pode ser desencadeada por necrose tecidual extensa, neoplasias em rápido crescimento, hemólise intravascular aguda e doenças infecciosas como o carbúnculo sintomático? (V/F)
Verdadeiro
O edema é consequência principalmente, do aumento na pressão hidrostática nos capilares, queda da pressão osmótica do sangue, obstrução na drenagem linfática ou lesão nas paredes capilares. No caso do aumento da pressão hidrostática em equinos, podemos referir como exemplos a insuficiência cardíaca congestiva, fibrose hepática e gravidez avançada? (V/F)
Verdadeiro
Alguns exemplos de doenças respiratórias em equinos que originam dispneia em repouso e intolerância ao exercício são cardiopatias, como a insuficiência cardíaca congestiva e a insuficiência cardíaca aguda? (V/F)
Falso, doenças cardiovasculares.