PCD - Abordagem de Durkheim ao Estudo do Crime (copy)

0.0(0)
studied byStudied by 2 people
0.0(0)
full-widthCall Kai
learnLearn
examPractice Test
spaced repetitionSpaced Repetition
heart puzzleMatch
flashcardsFlashcards
GameKnowt Play
Card Sorting

1/3

encourage image

There's no tags or description

Looks like no tags are added yet.

Study Analytics
Name
Mastery
Learn
Test
Matching
Spaced

No study sessions yet.

4 Terms

1
New cards

Como é que Durkheim vê o crime?

Ao analisar um conjunto de sociedades, Durkheim vai discordar com os seus contemporâneos e afirmar que o crime não é um fenómeno social patológico, mas sim normal, sendo que está presente, de forma consistente, em todas as sociedades.

2
New cards

Para Durkheim, o crime, além de normal, podia ser…

…positivo.

Apesar de poder estar revestido de anormalidade, o crime seria um fenómeno social normal, um fator de equilíbrio, de integridade, desenvolvimento e saúde das sociedades, sendo impossível conceber uma sociedade sem crime.

3
New cards

Durkheim concebe o crime como…

…ofensa aos sentimentos coletivos dominantes. Assim, considera o crime como um estatuto atribuído pela sociedade, sendo que não há nenhum ato inerentemente criminoso. Ou seja, o crime é um rótulo espacio-temporal.

4
New cards

Quais são algumas limitações desta visão?

1) Existem comportamentos que são criminalizados em quase todas as sociedades, comprovando que há atos que, em quase todas as culturas são desaprovados, como por exemplo o homicídio;

2) Esta visão de reação social negligencia o sofrimento das vítimas de um ato criminoso e reduz as consequências negativas do crime para a sociedade, minando o estudo do crime enquanto método para reforçar a defesa social.