Inovação e Design Thinking

0.0(0)
learnLearn
examPractice Test
spaced repetitionSpaced Repetition
heart puzzleMatch
flashcardsFlashcards
Card Sorting

1/44

encourage image

There's no tags or description

Looks like no tags are added yet.

Study Analytics
Name
Mastery
Learn
Test
Matching
Spaced

No study sessions yet.

45 Terms

1
New cards

“A Samsung mantém uma parceria com a IDEO, mesma consultoria que auxiliou as Havaianas no lançamento da bolsa, desde a década de 1990. O design thinking está no cerne da inovação da marca de eletrônicos, que já realizou mais de 50 projetos com esta abordagem – alguns deles premiados, como os monitores LCD 970P e 971P, que ganharam o IDEA Gold award de 2007 e o iF Award de 2009.

O exemplo de design thinking mais recente da Samsung é o lançamento de uma linha básica de televisores, voltada para as classes C e D. A marca realizou entrevistas com famílias de baixa renda e vendedores de lojas populares, que revelaram que a TV ainda tem um papel de agregar a família dentro dos lares deste grupo.

Os pesquisadores também perceberam que as televisões precisavam ser resistentes a oscilações elétricas, frequentes nos bairros em que moravam os entrevistados.

Em vez de lançar uma linha nova de produtos, foram instalados dispositivos nas televisões quer as protegessem de eventuais quedas de energia. Além de ajudar os consumidores finais, a Samsung não precisou lançar um modelo novo no marcado, o que representa uma economia em estoque e logística. Tudo isso graças ao design thinking.”

Fonte: https://posdigital.pucpr.br/blog/exemplos-de-design-thinking

Dentre os tipos de inovação estudadas na disciplina de Inovação e Design Thinking, identifique nas afirmações abaixo a que tipo de inovação o texto se refere:

Escolha uma opção:

a. Inovação de produto.

b. Inovação disruptiva.

c. Inovação de parceiros.

d. Inovação e método.

e. Inovação empresarial.

Inovação de produto.

2
New cards

Ao iniciar a fase da descoberta, os designers se jogam no objeto de estudo do projeto, ou seja, no conteúdo e contexto em que o projeto está inserido para, assim, entender as origens e os porquês dos problemas. Desse modo, a formação da equipe de designers thinkers é um ponto que se deve ter total atenção do líder do grupo. É essencial que a equipe seja multidisciplinar para que seus membros possam efetivamente agregar conhecimentos, uma vez que assim será possível unir diversas habilidades de diferentes áreas em um mesmo grupo.

Neste tipo de equipe, leia as afirmações sobre os perfis profissionais:

I – O profissional de perfil “T”, é aquele que desenvolve competências específicas da sua área e aquelas competências gerais, conhecidas como habilidades transversais.

II – O profissional de perfil “I”, que é o perfil do especialista que se concentra especificamente nas competências da sua área.

III – Os empreendedores de hoje valorizam mais as habilidades do profissional de perfil especialista, pois usa de competências aprofundadas em um único assunto, sem conexão com outras áreas de atuação dos demais profissionais.

Assinale a alternativa correta:

Escolha uma opção:

a. Apenas as afirmações I e II estão corretas.

b. Apenas a afirmação II está correta.

c. As afirmações I, II e III estão corretas.

d. Apenas a afirmação III está correta .

e. Apenas a afirmação I está correta.

Apenas as afirmações I e II estão corretas.

3
New cards

O momento de coleta de informações é de fundamental importância no processo de aplicação do Design Thinking em que os designers se lançam ao objeto de estudo para levantamento dos dados e informações. Tendo como base as necessidades dos dados e entrevistas, leia as afirmações:

I - A pergunta não deve ser direcionada a respostas sim ou não, mas aos “porquês”.

II - Os dados qualitativos, via de regra, são obtidos por meio de pesquisas primárias (entrevistas, grupos focais, etnografias).

III - Os dados quantitativos são expressos em números, percentuais, manuseados por análises estatísticas.

Assinale a alternativa correta:

Escolha uma opção:

  1. Apenas a afirmação II está correta.

  2. Apenas a afirmação I está correta.

  3. Apenas a afirmação III está correta.

  4. As afirmações I, II e III estão corretas.

  5. Apenas as afirmações I e II estão corretas.

As afirmações I, II e III estão corretas.

4
New cards

Considere o exemplo:

“Você tem uma agência de design e recebe a proposta de um cliente para idealizar e implementar uma solução na área de marketing. Vocês marcam uma reunião e fecham o acordo para execução do projeto. No day one (primeiro dia) do projeto, o cliente vai até sua agência e fala para você e sua equipe de designs thinkers (nome dado aos profissionais que desenvolvem a metodologia) eu quero um conjunto de ações de vendas, com tais características, forma, conteúdo, etc. Entende-se, então, que é este momento em que as exigências do cliente são passadas.”

A partir da leitura do texto identifique o nome da ação a que se refere o texto.

Escolha uma opção:

  1. Mapa de experiências

  2. Mapa de idéias

  3. Brainstorming

  4. Briefing

  5. Relatório

Briefing

5
New cards

“O Banco Bradesco, um dos maiores bancos do Brasil, utiliza o Design Thinking para inovar em seus serviços. A empresa criou um laboratório de inovação, o InovaBra, que utiliza a metodologia para identificar novas oportunidades de negócios e desenvolver soluções criativas para atender às necessidades dos clientes.

Um exemplo prático do uso do Design Thinking pelo Banco Bradesco é o desenvolvimento do Next, um banco digital voltado para o público mais jovem. O Next foi criado após a empresa identificar uma oportunidade de mercado para atender às necessidades e desejos dessa nova geração de clientes.

O Banco Bradesco utilizou a metodologia do Design Thinking para entender as expectativas e demandas dos jovens em relação aos serviços bancários. A empresa realizou pesquisas, entrevistas e workshops com jovens para entender suas necessidades, desejos e expectativas em relação aos serviços bancários. Com base nessas informações, o Bradesco desenvolveu o Next, que oferece serviços personalizados e integrados, com foco na facilidade de uso e experiência do usuário.

O Next foi projetado para ser simples e intuitivo, com uma interface de usuário amigável e acessível. A plataforma permite que os usuários gerenciem suas finanças de forma fácil e rápida, oferecendo recursos como planejamento financeiro, investimentos, pagamentos de contas, cartão de crédito e outras funcionalidades.”

Fonte: https://incompany.aldeia.cc/news/exemplos-de-design-thinking/

Tendo como base o trecho em negrito apresentado no texto, identifique a qual a premissas básica (princípio) do Design Thinking que melhor está inserida:

Escolha uma opção:

  1. Princípio da inspiração

  2. Princípio da propensão

  3. Princípio da implementação

  4. Princípio da socialização

  5. Princípio da habilitação

Princípio da inspiração

6
New cards

De acordo com Brown (2010), para uma empresa ser considerada inovadora precisa, além de agir como design, pensar como design. Isso significa que essa empresa deve:

Escolha uma opção:

  1. incorporar a mentalidade de inovação desde o colaborador que executa a atividade mais simples até o CEO da empresa.

  2. investir em tecnologia, pois a tecnologia aliada à informação são os únicos meios que possibilitam uma empresa ser considerada inovadora.

  3. implementar projetos com base em processos lineares, buscando sempre a conformidade e atendimento aos requisitos definidos no escopo do projeto.

  4. investir em espaços de co-working, onde existem móveis e estofados confortáveis que fomentam a criatividade e inovação. A construção desses espaços define uma empresa inovadora.

  5. validar suas soluções inovadoras sob a perspectiva do negócio, buscando sempre clientes fiéis, que consumam seu produto de maneira constante, atendendo às necessidades da organização.

incorporar a mentalidade de inovação desde o colaborador que executa a atividade mais simples até o CEO da empresa.

7
New cards

(COMVEST/UFAM-2019- Adaptada) O Design Thinking, enquanto técnica e processo de identificação de soluções inovadoras para os problemas complexos de uma empresa, pode contribuir significativamente para reformular processos e operações. Desse modo, é desenvolvida uma etapa na qual se realiza um mapeamento das expectativas ou mapa situacional como também é conhecido. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome dessa etapa:

Escolha uma opção:

  1. Imersão e mapa de empatia.

  2. Imersão e tática.

  3. Ideação e brainstorm.

  4. Protótipo e sistematização.

  5. Descoberta e implantação.

Imersão e mapa de empatia.

8
New cards

Para melhor interpretar os dados que já foram feitos em uma primeira triagem por meio da análise, pode-se utilizar algumas técnicas importantes que permitem entender os perfis dos clientes, explicando suas principais características e preferências.Trata-se da definição de personas.

A partir do entendimento sobre personas, leias as afirmações:

I - Personas são personagens ficcionais, concebidos a partir da síntese de comportamentos observados entre consumidores de determinado produto e/ou usuários do serviço analisado.

II – As personas representam motivações, desejos, expectativas e necessidades, reunindo características significativas de um grupo mais abrangente.

III - A partir dos dados de campo, ao criar a persona deve-se atribuir um nome e criar histórias e necessidades que ajudem na personificação deste arquétipo.

Identifique nas alternativas abaixo a(s) afirmação(ões) correta(a):

  1. I apenas.

  2. I, II e III.

  3. II apenas.

  4. III apenas.

  5. I e II apenas.

I, II e III.

9
New cards

Dentre as diferentes fases do Design Thinking, há aquela em que caminhamos de uma ideia abstrata para uma ideia real, factível (que pode acontecer, que é realizável) e executável.

Identifique nas alternativas abaixo a qual etapa o texto acima de refere.

  1. Inspiração.

  2. Ideação.

  3. Interpretação.

  4. Implementação.

  5. Descoberta.

Ideação.

10
New cards

É um encontro organizado na forma de uma série de atividades em grupo com o objetivo de estimular a criatividade e a colaboração, fomentando a criação de soluções inovadoras. Geralmente são convidadas as pessoas que podem ter envolvimento direto ou indireto com as soluções que estão sendo desenvolvidas, ou seja, o usuário final, os funcionários da empresa que demanda o projeto e a equipe que atua como facilitadora da dinâmica.

Identifique nas alternativas, o nome da atividade descrita no texto acima.

a.Jornada do Usuário.

b. Brainstorming.

c. Workshop de Cocriação.

d. Storytelling.

e. Mapeamento de Prioridades.

Workshop de Cocriação.

11
New cards

De acordo com Cavalcante e Filatro (2016), diversas perspectivas discutem diferentes métodos de aplicação e, inclusive, a verdadeira origem do design thinking. Entretanto, no Brasil, a grande maioria dos autores considera a perspectiva pioneira da IDEO quanto à execução dessa metodologia de resolução de problemas complexos. Posto isso, sabe-se que a fase da descoberta é fundamentada em qual princípio?

Escolha uma opção:

  1. Implementação.

  2. Ideação.

  3. Estruturação.

  4. Prototipação.

  5. Inspiração.

A resposta correta é: Inspiração.

12
New cards

A metodologia design thinking é aplicada dentro do escopo de um projeto, ou seja, todo envolvimento dos designs thinkers (nome dado aos profissionais que desenvolvem a metodologia) faz parte de um projeto específico. Assim, embora à primeira vista a metodologia aparente ser um tanto quanto caótica, pois mistura projeto e metodologia, no decorrer de sua implementação, as coisas começam a fazer sentido, afirma Brown (2010).Posto isso, sobre design thinking e projetos, analise as assertivas abaixo e escolha entre as alternativas aquela que representam a(as) resposta(s) correta(s):

I. O fato de o design thinking ser expresso no contexto de um projeto nos força a articular metas proporcionais durante o seu andamento.

II. O design thinking implementado no contexto de um projeto possibilita criar prazos naturais que impõem disciplina, permite avaliar o progresso, fazer correções e redirecionar as atividades futuras.

III. A clareza, o direcionamento e os limites de um projeto bem definido são vitais para sustentar um alto nível de energia criativa.Quais estão corretas?

Escolha uma opção:

  1. III apenas.

  2. I e III.

  3. I apenas.

  4. II apenas.

  5. II e III.

A resposta correta é: II e III.

13
New cards

De acordo com Ambrose e Harris (2011), na metodologia design thinking, o briefing é transformado em uma solução ou produto acabado. A respeito deste assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) O briefing é o momento em que as exigências do cliente são passadas para a equipe de designers, que irão criar uma solução.

( ) Na visão da IDEO, o briefing é visto como um mix de liberdade e restrição. São dadas condições para a equipe definir um conjunto de metas realistas (BROWN, 2010).

( ) A IDEO acredita que o briefing deve ser pragmático, assertivo e deve conter metas que façam o grupo superar as barreiras que emperram o bom desempenho das ações.

( ) Segundo a IDEO, no processo de transformação do briefing, por meio do design thinking, é dado todo espaço para interpretar o conceito, explorar e descobrir.

Escolha uma opção:

  1. V – F – F – V.

  2. V – V – F – V.

  3. F – V – F – F.

  4. V – V – V – V.

  5. F – F – V – V.

A resposta correta é: V – V – F – V.

14
New cards

Na formação de uma equipe de designers thinkers, o líder do grupo deve ter uma atenção especial para escolha dos membros, pois é essencial que a equipe seja multidisciplinar e os profissionais possuam o perfil “T”. Este perfil significa que os profissionais possuem:

Escolha uma opção:

  1. Competências específicas da sua área e competências transversais.

  2. Conhecimentos específicos em programação e robótica.

  3. Conhecimento acadêmico na sua área de atuação específica.

  4. Conhecimentos específicos em inovação.

  5. Competências especificas da sua área, os chamados de especialistas.

A resposta correta é: Competências específicas da sua área e competências transversais.

15
New cards

De acordo com Brown (2010), empatia é o elemento fundamental na fase da descoberta ao iniciar a metodologia design thinking. Este mesmo autor sugere que empatia é pensar nas pessoas como pessoas e não como números ou cobaias de um experimento. Stickdorn (2014) também sugere que, na descoberta, deve-se ter uma experiência chamada de “um dia na vida”. Posto isso, como você associa essas duas abordagens?

Escolha uma opção:

  1. Diferentes, pois empatia é se colocar no lugar do outro e “um dia na vida” é ter uma experiência aleatória.

  2. Complementares, pois empatia e “um dia na vida” descrevem como deve ser a postura do usuário de acordo com a situação.

  3. Diferentes, pois empatia significa entender o processo e “um dia na vida” significa se colocar na pele do outro.

  4. Complementares, pois empatia e “um dia na dia” podem ser associados à noção de pegar emprestado a vida do outro para gerar novas ideias e insights.

  5. Complementares, pois empatia e “um dia na vida” descrevem uma experiência aleatória do processo.

A resposta correta é: Complementares, pois empatia e “um dia na dia” podem ser associados à noção de pegar emprestado a vida do outro para gerar novas ideias e insights.

16
New cards

A fase da imersão é composta por alguns momentos, um deles é quando se realiza o levantamento que envolve investigar e mapear o que os usuários estão sentindo, suas percepções e como eles estão interagindo. O instrumento de levantamento de informações adequado a esse momento é chamado de _______________________________ ou ______________________________.Analise as opções abaixo e escolha aquela que completa corretamente os espaços do enunciado acima.

Escolha uma opção:

  1. Mapa situacional ou mapa de prototipagem.

  2. Mapa de expectativas ou mapa situacional.

  3. Mapa de expectativas ou mapa de prototipagem.

  4. Mapa de ideação ou mapa de prototipagem.

  5. Mapa de expectativas ou mapa de ideação.

A resposta correta é: Mapa de expectativas ou mapa situacional.

17
New cards

Criar um mapa de expectativas envolve investigar e mapear as perspectivas dos usuários quando eles estão interagindo com um serviço(STICKDORN; SCHINEIDER, 2014, p. 177). Por outro lado, Grando (2011) complementa que são necessários alguns requisitos para preparação e condução da pesquisa de levantamento situacional.Posto isso, escolha dentre as alternativas abaixo aquela que apresenta, pelo menos, dois requisitos corretos citados por Grando (2011):

Escolha uma opção:

  1. Realização de um plano e preparação para idealização.

  2. Preparação para ir a campo e desenvolver análise de dados.

  3. Desenvolva processos organizacionais e aprendizagem.

  4. Identificação das fontes inspiradoras e convidar designers para equipe.

  5. Construção de questionários/roteiros de pesquisa e preparação para ir a campo.

A resposta correta é: Construção de questionários/roteiros de pesquisa e preparação para ir a campo.

18
New cards
  1. Segundo Viana (et. al., 2012), a fase da imersão se divide em duas fases: a imersão preliminar e a imersão em profundidade. Por outro lado, Brown (2010) afirma que, nas sessões de Brainstorming, são aplicadas duas técnicas de geração e seleção de ideias que se relacionam com os conceitos de imersão preliminar e em profundidade. Quais são essas técnicas?

Escolha uma opção:

  1. Divergência e convergência.

  2. Divergência e priorização.

  3. Convergência e priorização.

  4. Divergência e interpretação.

  5. Convergência e Interpretação.

A resposta correta é: Divergência e convergência.

19
New cards

O design thinking vem sendo usado frequentemente em situações que exigem a construção de contextos de inovação organizacional. No design thinking, as técnicas de imersão envolvem a empatia e a construção de ideias a partir das informações e experiências coletadas em campo ao se colocar no lugar do usuário. Sobre esse aspecto, a metodologia design thinking se destaca pela capacidade de:

Escolha uma opção:

  1. Propor soluções complexas por meio das fases da descoberta, imersão e Brainstorming. Ambos ancorados na princípio da inspiração.

  2. Colocar as pessoas no centro do processo e tem como objetivo a resolução de problemas complexos.

  3. Implementar técnicas que visam à resolução de problemas do dia a dia e que têm como centro do processo as soluções.

  4. Estabelecer soluções por meia de processo de divergência de ideias, esta que é umas das técnicas utilizadas no Brainstorming, que consiste em uma autocrítica dos participantes ao discutirem as ideias em grupo.

  5. Garantir que equipes interdisciplinares proponham soluções do dia, tendo o ser humano como centro do processo.

A resposta correta é: Colocar as pessoas no centro do processo e tem como objetivo a resolução de problemas complexos.

20
New cards

Dentre as metodologias para inovação no contexto organizacional, podemos destacar o design thinking. Considere as seguintes afirmativas referentes a essa metodologia:

I - A técnica de personas consiste em entender o contexto do cliente a partir de suas vivências.

II - O mapa situacional ou mapa de empatia é uma forma de visualizar o que o cliente faz, diz e pensa.

III - As técnicas “pesquisa empática” e “um dia na vida” se enquadram na fase de imersão.

IV – A capacidade psicológica, muito aplicada no design thinking, a qual possibilita a pessoa sentir o que sentiria uma outra pessoa, caso estivesse na mesma situação; isso se chama convergência.

Em relação ao design thinking, estão corretas as afirmativas:

Escolha uma opção:

  1. II, III e IV.

  2. II e III.

  3. I, III e IV.

  4. I, II e III.

  5. I e IV.

A resposta correta é: II e III.

21
New cards

De acordo com Viana (et al., 2012), na análise e síntese das informações coletadas, os _____________________ são organizados de modo a_____________________ e _____________________ que deem suporte à definição clara do problema.

Analise as opções abaixo e escolha aquela que completa os espaços do enunciado acima.

Escolha uma opção:

  1. insights; estruturar padrões; a criar desafios.

  2. Insights, corrigir problemas; criar soluções.

  3. dados; corrigir problemas; a criar modelos mentais.

  4. objetivos; criar soluções; corrigir problemas

  5. dados; estruturar padrões; corrigir problemas

A resposta correta é: insights; estruturar padrões; a criar desafios.

22
New cards
  1. No livro “Design para crescer”, escrito por Butler e Tischeler (2015), os autores descrevem como a Coca-Cola Company incorporou o pensamento de design a partir de 2004. Desse modo, esses autores afirmam que a maioria das pessoas entendem o design apenas como aquilo que é bem desenhado ou projetado. Entretanto, design implica questões mais amplas, tais quais:

Escolha uma opção:

  1. Implementar um processo de geração de ideias e insights

  2. Implementar a mentalidade de processo e etapas lógicas.

  3. Identificar as ideias e insights promissores.

  4. Ser conectado como parte de um sistema.

  5. Identificar as fontes inspiradoras.

A resposta correta é: Ser conectado como parte de um sistema.

23
New cards

O processo de análise é o momento em que os dados devem ser traduzidos em oportunidades. Neste momento, a geração de insights se torna mais eficaz, uma vez que estamos no momento de acabamento e retoques das ideias.

A partir desse enunciado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O processo de análise dos dados envolve refinar as ideias.

PORQUE

II. O processo requer uma investigação apurada sobre a relevância dos dados. Com isso, a análise caminhará para uma interpretação coerente.

Escolha uma opção:

a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição

falsa.

b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

d. As asserções I e II são proposições falsas.

e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

A resposta correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras,e a II é uma justificativa correta da I.

24
New cards
  1. O design thinking tem evoluído. Outras abordagens surgem, mas os princípios consagrados pela IDEO são sempre seguidos ou complementados. Sobre uma das novas formas de pensar essa poderosa metodologia, Stickdorn e Schneider (2014) entendem design como:

Escolha uma opção:

  1. Interativo.

  2. Protagonista.

  3. Visionário.

  4. Individualista.

  5. Misturado.

A resposta correta é: Interativo.

25
New cards

De acordo com Stickdorn e Schneider (2014), a jornada do usuário é importante, pois descreve o trajeto do usuário. Assim, é possível coletar as narrativas. Nesse contexto, Viana (et. al., 2012) complementa o conceito da técnica jornada do usuário apresentando que:

V ou F:  É um mapeamento sistemático do escopo do projeto, pelo qual se aplica a jornada do usuário.

V ou F:  Envolve o relacionamento do cliente/usuário com um produto ou serviço.

V ou F:  Descreve os passos chave percorridos antes, durante e depois da compra e/ou utilização.

É correto o que se afirma em:

[F] É um mapeamento sistemático do escopo do projeto, pelo qual se aplica a jornada do usuário.

[V] Envolve o relacionamento do cliente/usuário com um produto ou serviço.

[V] Descreve os passos chave percorridos antes, durante e depois da compra e/ou utilização.

26
New cards

De acordo com Brown (2010), o design thinking (DT) começa com as habilidades que os designers aprenderam ao longo de muitas décadas em sua busca por combinar as necessidades humanas com os recursos técnicos disponíveis (a praticidade), dentro das restrições práticas dos negócios. Além disso, o DT deve integrar recursos que sejam:

I- desejáveis do ponto de vista humano;

II- executáveis do ponto de vista gerencial;

III- viáveis do ponto de vista tecnológico e econômico.

É correto apenas o que se afirma em:

Escolha uma opção:

  1. III, apenas.

  2. I e III, apenas.

  3. II, apenas.

  4. I, apenas.

  5. I e II, apenas.

A resposta correta é: I e III, apenas.

27
New cards

No escopo da metodologia DT, em qual fase deve-se criar um mapa de prioridades, de modo a determinar quais ideias são mais viáveis, constituindo assim uma matriz de posicionamento ou de prototipação?

Escolha uma opção:

  1. Fase da Análise e interpretação.

  2. Fase da Descoberta.

  3. Fase da Ideação.

  4. Fase da Imersão.

  5. Fase de prototipação do MVP.

A resposta correta é: Fase da Ideação.

28
New cards

Agora que você já sabe que a IDEAÇÃO também pode ser entendida como o espaço onde se conceitua a ideia principal de seu projeto, analise as asserções a seguir:

I. O mapa de prioridades de ideias é extremamente útil para dar suporte na tomada de decisões.

PORQUE

II. Hoje em dia a IDEAÇÃO se tornou algo comum entre as grandes empresas.

Escolha uma opção:

  1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

  2. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

  3. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

  4. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

  5. As asserções I e II são proposições falsas.

A resposta correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

29
New cards

É um encontro organizado na forma de uma série de atividades em grupo com o objetivo de estimular a criatividade e a colaboração, fomentando a criação de soluções inovadoras. Geralmente são convidadas as pessoas que podem ter envolvimento direto ou indireto com as soluções que estão sendo desenvolvidas, ou seja, o usuário final, os funcionários da empresa que demanda o projeto e a equipe que atua como facilitadora da dinâmica. Estamos falando do:

Escolha uma opção:

  1. Processo de ideação.

  2. Processo interativo.

  3. Workshop de Cocriação.

  4. Desenvolvimento do Business Model CANVAS.

  5. Processo de Braimstorming

A resposta correta é: Workshop de Cocriação.

30
New cards

A fase IDEAÇÃO pode ser identificada entre os processos de criação e implementação. Durante essa fase, você passará do pensamento concreto ao abstrato de forma a identificar temas e oportunidades para, mais tarde, voltar ao concreto com a criação de soluções e protótipos. Posto isso, analise as asserções:

I. No processo de IDEAÇÃO, as ideias convergentes, aquelas selecionadas nos processos de Brainstorming, são transformadas em ideias tangíveis.

II. O processo de tornar ideias mirabolantes e fictícias ajuda a refinar e a gerar uma interação das soluções de forma rápida, gerando protótipos.

III. O Business Model CANVAS é fundamental no processo de IDEAÇÃO. Ele assume forma de um grande quadro impresso sobre uma superfície na qual é possível descrever a ideia principal.

É correto apenas o que se afirma em:

Escolha uma opção:

  1. I, apenas.

  2. II e III, apenas.

  3. I e II, apenas.

  4. I e III, apenas.

  5. II, apenas.

A resposta correta é: I e III, apenas.

31
New cards

De acordo com Brown (2010), a prototipagem é sem dúvida a materialização da inovação, uma vez que é nessa fase que todas as ideias discutidas anteriormente deverão fazer sentido e gerar significado para os usuários. Posto isso, analise as assertivas abaixo.

I- A prototipagem é uma técnica que complementa apenas as fases de análise e interpretação dos dados.

II- A fase de testes de um protótipo é realizada logo após a imersão e a construção do protótipo e se dá exclusivamente na ideação, uma vez que as fases são sobrepostas.

III- Os protótipos são construídos e testados em termos de funcionalidade, usabilidade e viabilidade de produção.

Agora marque a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas.

Escolha uma opção:

  1. I, apenas.

  2. I e III apenas.

  3. II, apenas.

  4. III, apenas.

  5. I e II apenas.

A resposta correta é: III, apenas.

32
New cards

O objetivo de um protótipo inicial é criar uma representação _______________________ de algo, para que seja possível interagir e _______________________ com usuários reais. A sua principal função é identificar problemas e oportunidades de melhorias muito antes de começarem os refinamentos e a_______________________.

Agora marque a alternativa em que os termos preenchem os espaços do enunciado corretamente.

Escolha uma opção:

  1. semirrealística, prototipar, idealização.

  2. fictícia, executar, mensuração.

  3. realística, idealizar, implementação.

  4. semirrealística, testar, implementação.

  5. fictícia, idealizar, mensuração.

A resposta correta é: semirrealística, testar, implementação.

33
New cards

Vianna (et al., 2012, p. 121) confirmam que “a prototipação tem como função auxiliar a validação das ideias geradas e, apesar de ser apresentada como uma das últimas fases do processo de DT, pode ocorrer ao longo do projeto em paralelo com a imersão e a ideação”.

Posto isso, é correto afirmar que:

Escolha uma opção:

  1. As etapas do design thinking são colaborativas e independentes.

  2. As etapas do design thinking são colaborativas e interdependentes.

  3. As etapas do design thinking são independentes e individuais.

  4. As etapas do design thinking são sobrepostas e complementares.

  5. As etapas do design thinking são individuais e isoladas.

A resposta correta é: As etapas do design thinking são sobrepostas e complementares.

34
New cards

A fase de prototipagem possui um elemento intrínseco em seus processos que é de grande relevância para o sucesso da solução. Butler e Tischler (2015, p. 111) afirmam: “fracassar rápido, na verdade, significa ___________ rápido”. Assim, devemos ter sempre em mente que estes sempre serão pressupostos básicos da prototipagem: tentar, criar, testar, errar, corrigir os erros e, principalmente, utilizar esse elemento para gerar significado e sentido de todo processo.

Assinale a alternativa que indica o termo que completa corretamente o espaço do enunciado.

Escolha uma opção:

  1. perceber.

  2. aprender.

  3. entender.

  4. esclarecer.

  5. agir.

A resposta correta é: aprender.

35
New cards

Cada tipo de negócio exige ferramentas específicas para sua construção. Logo, se você precisa prototipar um aplicativo de celular, suas ferramentas vão ser desde os clássicos folha de papel, lápis e borracha, até softwares super avançados para elaboração de códigos fonte, o visual com imagens e paletas de cores e a parte de programação, que faz o app funcionar. Já, se seu protótipo é uma peça que pode ser construída com materiais como ferro, plástico ou madeira, você também poderá utilizar uma impressora 3d para criar um protótipo inicial. Entretanto, se seu protótipo é um novo negócio (startup), um novo serviço ou um novo processo, qual ferramenta e adequada?

Escolha uma opção:

  1. Brainstorming.

  2. Storytelling.

  3. Business Model CANVAS.

  4. Mínimo Produto Viável.

  5. Mapa de expectativas.

A resposta correta é: Business Model CANVAS.

36
New cards

De acordo com Ries (2011, p. 98)  “uma equipe disciplinada pode experimentar o próprio estilo de trabalho e tirar conclusões significativas”. Portanto, é importante que você compreenda todo o contexto de aplicação do MVP e para isso, conhecer as metodologias disponíveis que podem ser aplicadas na aplicação de um MVP é fundamental. Sobre isso, quais das metodologias abaixo são mais recomendadas/aplicadas na construção de um MVP?

I. Design Thinking e Metodologias ágeis

II. Scrum e KanbanIII. 5s e Ciclo PDCA

Posto isso, é correto o que se afirma em:

Escolha uma opção:

  1. I e II, apenas.

  2. II, apenas.

  3. II e III, apenas.

  4. I e III, apenas.

  5. I, apenas.

A resposta correta é: I e II, apenas.

37
New cards

O contexto de implementação do MVP é extremamente dinâmico, por isso uma empresa precisa testá-lo junto aos usuários no mesmo momento em que está criando. Segue a ideia de “trocar o pneu com o carro em movimento”. Esse processo se dá com base na perspectiva de:

Escolha uma opção:

  1. Desenvolvimento de um processo de ressignificação do produto com base na ideia que sempre um produto deve pivotar.

  2. Desenvolvimento de um processo de aprendizagem sobre o produto e teste de hipóteses essenciais com objetivo de validar o negócio.

  3. Construção de um processo interativo que permite aprender, desaprender e reaprender sobre seu produto.

  4. Construção de soluções que possam satisfazer as necessidades das pessoas independente da avaliação e validação dessas pessoas.

  5. Acompanhamento da forma como se cria um produto para assim aprimorar as práticas de construção de um MVP.

A resposta correta é: Desenvolvimento de um processo de aprendizagem sobre o produto e teste de hipóteses essenciais com objetivo de validar o negócio.

38
New cards

Podemos compreender que o lançamento de um MVP é um dos momentos mais importantes de uma solução criada por meio da metodologia Design Thinking, uma vez que se trata do momento em que seu produto, se validado pelos usuários, confirmará todo trabalho realizado nas fases anteriores. Posto isso, o que significa a sigla MVP?

Escolha uma opção:

  1. Mínimo Protótipo Viável

  2. Mínimo Produto Viável

  3. Máximo Produto Viável

  4. Médio Produto Viável

  5. Mínimo Produto Útil

Alternativa correta: Mínimo Produto Viável

39
New cards

A fase de construção do MVP possui uma característica peculiar que é o processo de validação junto ao seu público. O caso da Dropbox é mais peculiar ainda pois foi a partir da apresentação de um vídeo de apresentação do produto que serviço de armazenamento em nuvem Dropbox foi validado pelos usuários e lançado no mercado. Abrindo o “mar vermelho” para o surgimento de outros famosos serviços de armazenamento de arquivos em nuvem, como Google Drive e One Drive. Nesse contexto, pode-se afirmar que o MVP da Dropbox representa?

Escolha uma opção:

  1. A essência do conceito de MVP, que significa a concepção de um produto a partir das condições mínimas para ele ser validado pelos usuários e a partir daí evoluir.

  2. A forma menos aconselhada, pois o MVP significa o máximo produto viável.

  3. Uma forma incorreta de se lançar um MVP, pois não se construiu o produto propriamente dito, mas uma esperança de um produto.

  4. Um exemplo de como criar um tutorial de um serviço por meio de vídeo, mas que não significa um MVP genuíno.

  5. Uma alternativa de se criar um MVP, entretanto não é recomendada pois não se tem garantia de validação dos usuários.

A resposta correta é: A essência do conceito de MVP, que significa a concepção de um produto a partir das condições mínimas para ele ser validado pelos usuários e a partir daí evoluir.

40
New cards

De acordo com Ries (2009) a concepção da abordagem sobre MVP evoluiu ao afirmar que é fundamental que a equipe se concentre em aprender com os feedbacks dos usuários, os quais são essenciais para validação do MVP. Desse modo, diferente do protótipo, o MVP tem como premissa:

Escolha uma opção:

  1. A concepção do produto com foco na geração de valor para o usuário e sob a perspectiva da viabilidade do negócio.

  2. A concepção de um produto com as características de um protótipo de testes e que tem como principal objetivo a viabilidade técnica.

  3. A concepção de um produto que possa ser utilizado e avaliado pelos usuários independentes da necessidade de correções.

  4. A construção de um produto com o máximo de viabilidade. Por isso a sigla MVP.

  5. A construção de um produto barato, ou seja, com características mínimas e que possa ser lançado sem muitos custos

A resposta correta é: A concepção do produto com foco na geração de valor para o usuário e sob a perspectiva da viabilidade do negócio.

41
New cards

Inovação não é apenas demonstrar que sua empresa adota este importante fenômeno organizacional.

Posto isso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

  1. De acordo com Brown (2010), para uma empresa ser considerada inovadora, ela precisa, além de agir como design, pensar como design.

PORQUE

  1. Isso significa que ela deve incorporar a mentalidade de inovação desde o colaborador que executa a atividade mais simples até o CEO da empresa.

Escolha uma opção:

  1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

  2. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

  3. As asserções I e II são proposições falsas.

  4. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

  5. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

A resposta correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

42
New cards

A padronização é o momento da consagração do seu produto final, que, ao longo da metodologia DT, passou pelo processo de identificação e de entendimento dos problemas por meio da empatia. Logo, tivemos as primeiras ideias do seu projeto geradas na imersão e, depois, essas ideias foram ganhando forma na análise e na interpretação dos dados. Assim, nasceu o primeiro rascunho do seu produto ao ser idealizado por meio do projeto conceitual, prototipado e transformado em MVP.

Posto isso, a última fase do DT é a padronização, a qual significa:

Escolha uma opção:

  1. Bom relacionamento entre o provedor de um produto/serviço com o usuário, o qual é decorrente do poder que a sua solução desenvolve, para influenciar os aspectos intrínsecos de desabilidade nos seus usuários.

  2. Incorporar uma nova mentalidade, um modelo mental para implementação de soluções centradas no ser humano, baseadas em processos criativos e disruptivos.

  3. Mentalidade de criar uma operação enxuta e com base em técnicas precisas, as quais são fundamentais para o sucesso do negócio. Ancorando-se na ideia de conceber um negócio enxuto, rentável e sustentável.

  4. Incorporar a mentalidade de inovação desde o colaborador que executa a atividade mais simples até o CEO da empresa. É necessário pensar como design e não apenas agir.

  5. A transformação do Mínimo Produto Viável (MVP) validado pelos usuários em um produto/serviço estruturado, com linha de produção, plano de marketing e o modelo de negócio integrado.

A resposta correta é: A transformação do Mínimo Produto Viável (MVP) validado pelos usuários em um produto/serviço estruturado, com linha de produção, plano de marketing e o modelo de negócio integrado.

43
New cards
  1. De acordo com Stickdorn e Schneider (2014), a desejabilidade com um serviço desencadeia o desejo por parte do cliente [...]. O fator da desejabilidade tem uma forte____________________, que, muitas vezes, traz uma __________________a partir da _______________com um serviço, ou produto.

Posto isso, escolha a alternativa correta que completa os espaços:

Escolha uma opção:

  1. Dimensão técnica; experiência prazerosa; avaliação

  2. Dimensão emocional; experiência prazerosa; avaliação

  3. Dimensão emocional; experiência prática; interação

  4. Dimensão técnica; experiência prática; interação

  5. Dimensão emocional; experiência prazerosa; interação

A resposta correta é: Dimensão emocional; experiência prazerosa; interação

44
New cards

É importante que a conexão entre os desejos dos usuários e a oferta da sua solução seja síncrona, perfeita e fácil. Quando essa conexão não ocorre do jeito certo, a solução tende a não ter resultados tão expressivos. O fato do desejo exercer uma potencial influência nos aspectos emocionais das pessoas é descrito por Butler e Tischler (2015) como um processo que envolve aspectos:

Escolha uma opção:

  1. Tangíveis e concretos.

  2. Visíveis e invisíveis.

  3. Abstratos e visíveis.

  4. Tangíveis e Visíveis.

  5. Concretos e invisíveis.

A resposta correta é: Visíveis e invisíveis.

45
New cards

Brown (2010, p. 150) afirma que o encontro entre o Design Thinking e a corporação se dá por meio de uma abordagem sistemática para inovar, tratando-se de um processo que:

I. Colaborativo;

II. Avalia o componente “viabilidade” da equação inovação/criatividade;

III. Avalia o componente “viabilidade” da equação desejo/experiência do usuário;

IV. Interdependente.

São corretas as asserções:

Escolha uma opção:

  1. I e IV.

  2. I e II.

  3. II,III e IV.

  4. I e III.

  5. I,II e III.

A resposta correta é: I e II.