História e Institucionalização da Interseccionalidade

Perspectivas Históricas e a Construção da Interseccionalidade

  • Crítica às Narrativas Oficiais: As histórias ensinadas em contextos escolares tendem a ser apresentadas como universais e objetivas, mas geralmente refletem a visão de grupos dominantes. Por muito tempo, a história dos Estados Unidos privilegiou homens brancos proprietários. Embora a inclusão de grupos marginalizados tenha sido um avanço, a reescrita da história revela complexidades e múltiplas narrativas que desafiam a interpretação direta.
  • Natureza da História da Interseccionalidade: Não pode ser organizada de forma linear, precisa ou puramente geográfica. Dividir essa história em períodos ou escolas de pensamento é um procedimento que costuma simplificar excessivamente o campo e ocultar relações de poder.
  • Origens e Catalisadores (19601960 - 19801980): O período de ativismo social nos Estados Unidos entre o fim da década de 19601960 e o início da década de 19801980 foi fundamental para catalisar as ideias da interseccionalidade. Conceitos como desigualdade social, poder, relacionalidade e justiça social emergiram no enfrentamento de crises como colonialismo, racismo, sexismo, militarismo e exploração capitalista.
  • A Existência Pré-Nomeação: Muitos especialistas ignoram o período anterior à década de 19901990, acreditando que a interseccionalidade começou com a cunhagem do termo por Kimberlé Crenshaw. Contudo, as ideias já eram articuladas por mulheres de cor que criaram movimentos autônomos e expuseram essas ideias usando outros vocabulários.

Interseccionalidade e Ativismo Social nos Anos 19601960 e 19701970

  • Participação nos Movimentos Sociais: Mulheres de cor engajaram-se em movimentos como Black Power, Rights Civis, Red Power, Movimentos Asiático-Americanos e Libertação dos Chicanos. Dentro desses grupos, elas frequentemente ocupavam posições subordinadas aos homens, o que as levou a identificar opressões específicas de gênero além das raciais e de classe.
  • Feminismos Autônomos: O ativismo das mulheres negras, chicanas, indígenas e asiático-americanas não foi uma derivação do feminismo branco de "segunda onda", mas sim original. Elas criaram organizações próprias, como as feministas mexicano-americanas que articularam um movimento chicano autônomo.
  • Produção Intelectual e Artística: Durante os anos 19701970, as afro-americanas utilizaram panfletos, ensaios, poesias e coletâneas para construir análises sobre a desigualdade. Exemplo central é a coletânea The Black Woman (19701970), organizada por Toni Cade Bambara, que reuniu perspectivas políticas diversas sobre a inseparabilidade das opressões de raça, classe e gênero.
  • Contribuição de Frances Beal: No ensaio "Double Jeopardy: To Be Black and Female" (19691969), Beal utilizou o argumento do "risco duplo" para descrever a vida das mulheres negras sob o capitalismo. Ela descreveu o racismo como as "secundinas" do capitalismo e criticou tanto o patriarcado no movimento Black Power quanto o racismo no movimento feminista branco. Beal via raça, gênero e capitalismo como processos sociais sistêmicos.

O Combahee River Collective (CRC) e a Política Identitária

  • Formação e Objetivos: O CRC foi fundado em 19741974 em Boston como uma dissidência da NBFO (Organização Nacional Feminista Negra), composta por lésbicas negras socialistas radicais como Barbara Smith, Demita Frazier, Beverly Smith e Margo Okazawa-Rey.
  • Declaração Feminista Negra (19771977): Este documento estabeleceu que os sistemas de opressão (racismo, patriarcado, capitalismo e heterossexualismo) são interligados e simultâneos. Diferente de análises anteriores, o CRC incluiu explicitamente a homofobia e o heterossexismo como sistemas de poder.
  • Política Identitária Coleiva: O conceito de política identitária no CRC não era individualista, mas estrutural e coletivo. Baseava-se na "contextura de múltiplas camadas" da vida das mulheres negras para resistir às opressões que não eram apenas raciais nem apenas sexuais, mas uma síntese de ambas.
  • Precursoras Históricas:     * Sojourner Truth: Em seu discurso "Ain't I a Woman?" (18511851), demonstrou sensibilidade interseccional ao questionar sua inclusão no feminismo branco.     * Anna Julia Cooper: No livro A Voice from the South (18921892), analisou as opressões de raça, classe, gênero e sexualidade enfrentadas pelas mulheres negras no fim do século XIXXIX.

Múltiplas Narrativas e Diversidade de Experiências (BIWOC)

  • Feminismo Chicano/Latino: Gloria Anzaldúa é figura central com sua obra Borderlands/La Frontera (19871987). Ela explorou o espaço fronteiriço, a "consciência mestiça" e a "nepantla" (meio-termo), recusando rótulos únicos e fragmentados. A coletânea This Bridge Called My Back (19811981), organizada por Anzaldúa e Cherríe Moraga, reuniu escritos de mulheres de cor radicais.
  • Testimonios: O Grupo Feminista Latina, no livro Telling to Live: Latina Feminist Testimonios (20012001, fundado em 19931993), utilizou histórias de vida para politizar identidades e gerar solidariedade política entre diferentes etnias, línguas e classes.
  • Feminismo Asiático-Americano: Surgiu em universidades como UC Berkeley e San Francisco State. Publicações importantes incluem o periódico Asian Women (19711971) e as coletâneas Making Waves e The Forbidden Stitch. Lisa Lowe contribuiu com discussões sobre heterogeneidade e hibridismo.
  • Feminismo Indígena: Foca na descolonização e soberania indígena, situando a prática anticolonial no centro. Andrea Smith propõe que a história feminista poderia ser contada a partir de 14921492, quando as nativas resistiram à colonização, tirando o feminismo branco do centro cronológico.
  • Perspectiva Britânica: A OWAAD (Organização de Mulheres de Ascendência Asiática e Africana), ativa entre 19781978 e 19831983, utilizou o termo "negro" (Black) como uma identidade política de coalizão na Grã-Bretanha para unir pessoas afetadas pelo imperialismo britânico.

Incorporação Institucional e a Era de Kimberlé Crenshaw

  • Transição para a Academia (19801980 - 19901990): Com o refluxo das manifestações de rua, muitos ativistas foram recrutados por hospitais, agências governamentais e universidades. Nas faculdades, isso gerou o campo dos estudos de raça/classe/gênero, que buscava manter a investigação e práxis críticas dentro de normas acadêmicas muitas vezes hostis.
  • A Contribuição de Crenshaw: Em "Mapping the Margins" (19911991), Kimberlé Crenshaw deu nome à "interseccionalidade". Seu artigo traduziu entendimentos dos movimentos sociais por direitos civis para o campo jurídico e acadêmico.
  • Os Cinco Pilares de Crenshaw:     1. Valorização das experiências de mulheres de cor: Elas são criadoras de conhecimento.     2. Identificação Epistemológica: Ela se posiciona como "feminista negra".     3. Inseparabilidade: Argumenta que as necessidades das mulheres de cor não podem ser atendidas por categorias isoladas de análise.     4. Éthos de Justiça Social: A análise serve para produzir ações sociais eficazes.     5. Relacionalidade: Busca de padrões de interconectividade para políticas de coalizão.

Desafios Contemporâneos e a Universidade Neoliberal

  • Interseccionalidade como "Buzzword": Kathy Davis discute como o termo se tornou um chavão bem-sucedido na teoria feminista, mas também corre o risco de despolitização. Na Europa, por vezes é tratada equivocadamente como uma ideia original do feminismo branco, ignorando suas raízes nos estudos de raça.
  • Exemplo do Furacão Katrina (20052005): Estudos mostraram que o impacto desproporcional sobre pessoas negras e pobres foi fruto de políticas de raça e classe, com dimensões de gênero específicas (ex: remoção forçada de mulheres e crianças).
  • Dilema da Institucionalização: A incorporação na universidade neoliberal pode suprimir as dimensões transformadoras do projeto inicial. Existe uma tensão entre provocar mudanças institucionais e ser "disciplinado" pelas normas acadêmicas conservadoras.

Perguntas e Diálogos Relevantes do Texto

  • Depoimento de Barbara Smith sobre o CRC: Maria relata que o Combahee permitiu que ela fosse "todo o seu ser", unindo as identidades negra, feminista e lésbica em um lugar sem homofobia, racismo ou sexismo.
  • Reflexão de Patricia Monture-Angus: Ela afirma que não é "apenas mulher", mas "mulher do povo moicano", e que separar artificialmente seu gênero de sua raça e cultura tem efeitos devastadores na construção da realidade aborígene.
  • Discussão sobre Metodologia: O texto levanta questões espinhosas: O gênero deve estar sempre presente? A raça é obrigatória? Mais categorias tornam o estudo melhor? Não há respostas únicas, mas a práxis crítica orienta o fundamentar dessas preocupações nas relações de poder.